O Laboratório de Instrumentação que faz parte do LEBAC atua no desenvolvimento de soluções conjuntas de software (programas de computador) e hardware (sensores, medidores e telemetria), para problemas em automação de testes hidrogeológicos, monitoramento de águas subterrâneas e processos de remediação. Algumas dessas soluções:
Winslug
Atualmente indo para sua terceira versão, o software Winslug foi desenvolvido para automatizar a realização de ensaios de condutividade hidráulica e íntegra, em um único programa, as funções de Aquisição, Tratamento e Análise dos dados do ensaio. O uso do Winslug permite ganhos em tempo, mão-de-obra e confiabilidade, sendo atualmente utilizado pelas principais empresas do ramo ambiental no Brasil.
Dataloggers
O Laboratório de Instrumentação trabalha, desde 2006, no contínuo desenvolvimento e aprimoramento de equipamentos automáticos para registro de dados (dataloggers) para uso no monitoramento de recursos hídricos, tanto em águas subterrâneas como superficiais e vem, desde 2010, atuando em parceria com a empresa Águas de Itu, no município de Itu/SP, na automação do monitoramento de nível e vazão de seus poços de produção.
Telemetria
Em parceria com o CENPES/Petrobrás, o laboratório vem trabalhando desde 2011 no desenvolvimento do Projeto Aquitel, um sistema de monitoramento telemétrico e multi-parâmetros para água subterrânea. O projeto piloto, em testes na refinaria de Paulínia – REPLAN – faz uso da tecnologia de redes sem-fio utilizando o protocolo ZigBee para troca de dados de monitoramento relacionados a seis parâmetros (Coluna d´água, BTEX, Temperatura, Condutividade Elétrica e concentrações de CO2 e CH4 em forma gasosa) em piezômetros distribuídos por uma área de pouco mais de aproximadamente 82.000m2, e permitirá o acesso remoto a esses dados via Web.