Lençol freático é alternativa de água em tempo de crise

De acordo com a Folha de São Paulo, em frente ao Tribunal de Justiça de São Paulo, no Edifício 9 de Julho, que fica na rua Conde de Sarzeda número 100, existe água. E no subsolo de muitos outros prédios também.

Edificações de fundações profundas desviam água do lençol freático para não terem suas bases alagadas, realizando um processo que o Daee julga normal e para o qual não é necessária nenhuma formalização. Contudo, no atual contexto de falta de recursos hídricos, utilizar conscientemente o reservatório dos lençóis freáticos é uma ótima saída. Segundo o Cepas (Centro de Pesquisa de Águas Subterrâneas) da USP, atualmente existe a possibilidade de uma vazão de 16 mil litros de água por segundo nos aquíferos da região metropolitana.

Atentos a isso, alguns prédios construídos sobre lençóis freáticos, armazenam parte da água drenada em reservatórios. A Cetesb (companhia ambiental de SP) atesta que a água proveniente dos lençóis freáticos não é considerada boa para beber e deve ser armazenada em local diferente da água potável da Sabesp. Mas que tomando esses cuidados, essa água pode e deve ser usada para atividades como lavagem de calçadas, pátios, carros, rega de jardins e até como descarga sanitária.

Em alguns pontos da cidade a vazão é de 66,6 litros por minuto, toda essa água pode ser armazenada após um simples cadastramento no Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica). Se o reservatório acumular mais de 5.000 litros por dia é necessária também a outorga do Departamento. Com isso é possível destinar toda a água da Sabesp para consumo individual, diminuindo os prejuízos com a escassez e aumentando o desconto sem que seja preciso enfrentar tantas limitações práticas.

De acordo com o geógrafo Luiz Campos Jr., da iniciativa Rios e Ruas: “Não existe nenhum lugar da cidade em que você esteja a mais de 200 metros de um curso d’água”. Para comprovar isso acesse o site Rios (in)visíveis criado pelo Coletivo Escafandro.

 

Fonte: http://sao-paulo.com.br/lencol-freatico-e-alternativa-de-agua-em-tempo-de-crise/

 
Home   |   O Laboratório   |   Projetos   |   Colaboradores   |   Publicações   |   Notícias   |   Cursos   |   Contato
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Rio Claro
Avenida 24 A,1515, Bairro: Bela Vista,13506-900 - Rio Claro, SP | Fone: (019) 3526-9310 e (019) 3526-9453.
© 2018 - LEBAC - Laborátorio de Estudo de Bacias - CG Propaganda