Principais reservas subterrâneas de água estão se esgotando, diz estudo

Mais da metade dos principais aquíferos subterrâneos do mundo estão se esgotando a um ritmo alarmante, segundo um estudo com novos dados captados por satélites da Nasa.

O estudo, publicado na terça-feira (16) pela revista "Water Resources Research" e divulgado nesta quarta-feira pelos meios de comunicação, diz que 21 das 37 maiores reservas subterrâneas do planeta perderam mais água do que receberam durante uma década de observação, entre 2003 e 2013.

Dessas 21 reservas, há 13 que experimentaram no período de análise fortes declives em seus níveis de água.

"Dada a rapidez com a qual estamos consumindo as reservas mundiais de água subterrânea, necessitamos de um esforço global coordenado para determinar a quantidade que resta", advertiu.Estes aquíferos subterrâneos fornecem 35% de água usada pelos seres humanos, por isso que a situação "é bastante crítica", nas palavras de Jay Famiglietti, cientista da Nasa e pesquisador da Universidade da Califórnia.

Graças aos dados dos satélites Grace da Nasa, que captaram as mudanças nos níveis de água dos aquíferos entre 2003 e 2013, os cientistas descobriram que as reservas em pior situação estão em regiões pobres e muito povoadas, como o noroeste da Índia, Paquistão e o norte da África.

E os especialistas alertam que a mudança climática e o crescimento da população contribuirão para piorar ainda mais a situação destes aquíferos subterrâneos.

O exemplo é o estado da Califórnia (EUA.), atingido pela seca e que está obtendo agora 60% da água que necessita das reservas subterrânea diante da média de 40%.

Fonte: http://g1.globo.com/economia/crise-da-agua/noticia/2015/06/principais-reservas-subterraneas-de-agua-estao-se-esgotando-diz-estudo.html

 
Home   |   O Laboratório   |   Projetos   |   Colaboradores   |   Publicações   |   Notícias   |   Cursos   |   Contato
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Rio Claro
Avenida 24 A,1515, Bairro: Bela Vista,13506-900 - Rio Claro, SP | Fone: (019) 3526-9310 e (019) 3526-9453.
© 2018 - LEBAC - Laborátorio de Estudo de Bacias - CG Propaganda