Reino Unido chumba mais um projecto de fracking

Mais um projecto para a exploração de gás de xisto foi rejeitado esta segunda-feira na Inglaterra, dando força aos protestos contra a utilização da polémica técnica de fracturação hidráulica para recuperar petróleo e gás presos em rochas no subsolo do país.

As autoridades locais de Lancashire, no centro do país, rejeitaram um pedido da empresa Cuadrilla Resources para realizar quatro furos exploratórios para a aplicação da técnica de fracking –como é conhecida em inglês – em Preston, perto de Blackpool. O argumento foi o de que a exploração teria impactos visuais e sonoros significativos.

Na semana passada, outro projecto da Cuadrilla Resources tinha sido também reprovado, devido aos seus efeitos no trânsito local.

A empresa não estava à espera deste resultado, dado que os técnicos que avaliaram o projecto tinham recomendado a sua aprovação. “Estamos surpresos e desapontados”, referiu a empresa, num comunicado citado pela agência Reuters.

A exploração de gás e petróleo de xisto com recurso ao fracking é uma aposta forte do governo de David Cameron, num momento em que a produção convencional a partir de reservas do mar do Norte está em queda. O Reino Unido quer seguir os passos dos Estados Unidos, onde o fracking provocou uma verdadeira revolução no abastecimento energético do país, multiplicando a produção nacional de petróleo e gás.

A fracturação hidráulica é, porém, fortemente contestada por comunidades locais e grupos ambientalistas, pelos riscos de poluição de água subterrânea, libertação de substâncias perigosas e alteração profunda do subsolo. Outro projecto da Cuadrilla perto de Blackpool foi abandonado em 2010, depois de ter provocado um pequeno sismo. Durante um ano e meio, o frackingesteve sob uma moratória, levantada em 2012.

Fonte: http://www.publico.pt/ecosfera/noticia/reino-unido-chumba-mais-um-projecto-de-fracking-1700486

 
Home   |   O Laboratório   |   Projetos   |   Colaboradores   |   Publicações   |   Notícias   |   Cursos   |   Contato
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Rio Claro
Avenida 24 A,1515, Bairro: Bela Vista,13506-900 - Rio Claro, SP | Fone: (019) 3526-9310 e (019) 3526-9453.
© 2018 - LEBAC - Laborátorio de Estudo de Bacias - CG Propaganda