Seca está afundando a Califórnia — literalmente, diz NASA

São Paulo - A seca histórica que castiga a Califórnia vai custar à economia do estado cerca de US$ 2,7 bilhões e quase 21 mil empregos em 2015, segundo um estudo recente da Universidade da Califórnia em Davis.

Mas não é só a economia que segue uma linha descendente com a crise hídrica prolongada — a terra também. Partes do solo do Vale Central, que concentra a produção agrícola do estado, estão afundando a um ritmo alarmante, como resultado do bombeamento excessivo de água subterrânea.

O alerta sobre a intensificação do fenômeno, conhecido como subsidência (e que já foi observado em outros períodos de seca), vem de um novo relatório produzido pelo Departamento de Recursos Hídricos da Califórnia em parceria com a NASA

 

 

Segundo as análises, a terra no vale de São Joaquim (ao Sul do Vale Central) está afundando mais rápido do que nunca, quase 2 polegadas (5 centímetros) por mês em algumas localidades.

O aumento das taxas de subsidência tem o potencial de danificar a infraestrutura local, incluindo aquedutos, pontes e estradas.

Ao longo do tempo, o fenômeno pode até mesmo reduzir permanentemente a capacidade de armazenamento de água do aqüífero subterrâneo.

"As águas subterrâneas atuam como uma conta de poupança para fornecer suprimentos durante a seca, mas o relatório da NASA mostra as consequências de retiradas excessivas que têm sido feitas rumo ao quinto ano de seca histórica", disse o Departamento de Recursos Hídricos da Califórnia em nota.

O órgão afirmou que vai trabalhar em conjunto com municípios e as comunidades afetadas para identificar maneiras de diminuir a taxa de subsidência e proteger infraestruturas vitais, como canais, estações de bombeamento, pontes e poços.

Fonte: http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/seca-esta-afundando-a-california-literalmente-diz-nasa#5

 
Home   |   O Laboratório   |   Projetos   |   Colaboradores   |   Publicações   |   Notícias   |   Cursos   |   Contato
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Rio Claro
Avenida 24 A,1515, Bairro: Bela Vista,13506-900 - Rio Claro, SP | Fone: (019) 3526-9310 e (019) 3526-9453.
© 2017 - LEBAC - Laborátorio de Estudo de Bacias - CG Propaganda