PROJETOS DE PESQUISAS

ESTRAT√ČGIAS DE CARACTERIZA√á√ÉO DE ALTA RESOLU√á√ÉO PARA DELIMITA√á√ÉO E BALAN√áO DE MASSA DE CONTAMINANTE¬†(2019 – ATUAL):¬† este projeto de pesquisa prop√Ķe a aplica√ß√£o de metodologias de investiga√ß√£o de alta resolu√ß√£o aliadas √† modelos conceituais mais realistas para determina√ß√£o precisa da massa de contaminantes presentes em sub-superf√≠cie, proposi√ß√£o de a√ß√Ķes mais efetivas e estimativas do tempo necess√°rio para o reestabelecimento da √°rea contaminadas. Para demonstrar a aplicabilidade, bem como as vantagens operacionais, t√©cnicas e financeiras do conjunto de metodologias aqui propostas, ser√° testada sua aplica√ß√£o efetiva em duas √°reas dotadas de cen√°rios de contamina√ß√£o, contextos geol√≥gicos e hidrol√≥gicos distintos.

 

AVALIA√á√ÉO DOS IMPACTOS DE OPERA√á√ēES TERRESTRES DE E&P NOS RECURSOS H√ćDRICOS SUPERFICIAIS E SUBSUPERFICIAIS (2019 – Atual): para o diagn√≥stico da contamina√ß√£o nos recursos h√≠dricos e no solo/sedimento na √°rea de estudo √© proposto um plano de trabalho que contempla as seguintes etapas: (1) levantamento do estado da arte sobre a disposi√ß√£o, tratamento e armazenamento, bem como a inje√ß√£o de efluentes em po√ßos terrestres; (2) levantamento geof√≠sico por meio do emprego de m√©todos geoel√©tricos para identifica√ß√£o e delimita√ß√£o dos focos de contamina√ß√£o; (3) caracteriza√ß√£o petrof√≠sica e geoqu√≠mica dos aqu√≠feros; (4) elabora√ß√£o de arcabou√ßo hidroestratigr√°fico; (5) caracteriza√ß√£o hidroqu√≠mica e isot√≥pica da √°gua subterr√Ęnea e superficial, pass√≠veis de contamina√ß√£o; (6) realiza√ß√£o de simula√ß√Ķes num√©ricas de transporte reativo para previs√£o do comportamento dos contaminantes org√Ęnicos e inorg√Ęnicos em subsuperf√≠cie; (7) avalia√ß√£o das metodologias utilizadas, com vistas a elaborar um roteiro metodol√≥gico para o diagn√≥stico de aqu√≠feros contaminados por efluentes, n√£o apenas para este projeto, mas que possa ser utilizado em casos similares, em outros po√ßos e at√© mesmo em outras Unidades, incluindo a otimiza√ß√£o de t√©cnicas in situ e laboratoriais consagradas, e apontando crit√©rios t√©cnicos para seu emprego; (8) estabelecimento de metodologia para gerenciamento da atividade de inje√ß√£o, considerando o conjunto de atividades executadas e quest√Ķes principalmente relacionadas √† idade do campo e √† interconex√£o dos aqu√≠feros, com intuito de definir o aqu√≠fero que dever√° ser monitorado; (9) avalia√ß√£o de estrat√©gias de remedia√ß√£o poss√≠veis, relacionadas ao monitoramento preventivo; e (10) elabora√ß√£o de protocolo para descarte de efluentes e inje√ß√£o de √°gua produzida em po√ßos. Esse diagn√≥stico ser√° realizado no campo de produ√ß√£o de Taquipe, no estado da Bahia. A escolha dessa √°rea como piloto justifica-se por representar um importante campo terrestre de petr√≥leo e situar-se pr√≥xima de importantes aqu√≠feros de grande valor local e regional, o que torna esta √°rea ambiental e socialmente sens√≠vel.

 

AVALIA√á√ÉO INTEGRADA DE √ĀREAS DE PASSIVO AMBIENTAL, TENDO COMO √ĀREA-ALVO A OCORR√äNCIA DE MIGUEL PEREIRA, RJ (2018 – 2022): O objetivo deste projeto foi desenvolver uma proposta metodol√≥gica integrada contemplando caracteriza√ß√£o ambiental (qu√≠mica, f√≠sica e biol√≥gica), avalia√ß√£o ecotoxicol√≥gica e avalia√ß√£o de risco √† sa√ļde humana, em √°reas contaminadas por hidrocarbonetos. Este projeto foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina/ Campus Curitibanios. Este projeto de PD fez parte do Projeto de Tecnologias de Quantifica√ß√£o e Aquisi√ß√£o Inteligente de Dados Ambientais da √Ārea de Tecnologias de Meio Ambiente do CENPES/Petrobras, dentro do Programa da √Ārea Tecnol√≥gica de Meio Ambiente da Petrobras.

 

EXPERIMENTO DE VAZAMENTO DE CO2 EM ESCALA REDUZIDA: QUANTIFICA√á√ÉO DA SATURA√á√ÉO DO G√ĀS UTILIZANDO TOMOGRAFIA EL√ČTRICA PARA DETERMINA√á√ÉO DO BALAN√áO DE MASSA DO SISTEMA- ADAPTA√á√ÉO E APLICA√á√ÉO DAS METODOLOGIAS EM ESCALA REAL (2018 – 2020).¬†O objetivo deste projeto foi realizar experimentos em escala reduzida para medir a satura√ß√£o de CO2, utilizando tomografia/ imageamento el√©trico e, juntamente monitoramento hidroqu√≠mico e isot√≥pico, e com sensores de g√°s acoplados a c√Ęmaras de fluxo, efetuar o c√°lculo de balan√ßo de massa de CO2, com vistas a utiliza√ß√£o dessas t√©cnicas em escala real.¬†Este projeto de PD fez parte do Projeto de Tecnologias de Quantifica√ß√£o e Aquisi√ß√£o Inteligente de Dados Ambientais da √Ārea de Tecnologias de Meio Ambiente do CENPES/Petrobras, dentro do Programa da √Ārea Tecnol√≥gica de Meio Ambiente da Petrobras.¬†

 

IMPACTO DA FERTIRRIGA√á√ÉO DA VINHA√áA NA QUALIDADE DAS √ĀGUAS SUBTERR√āNEAS E SUPERFICIAIS (2017 – 2020): Foram realizados testes de percola√ß√£o e de caracteriza√ß√£o hidr√°ulica com vinha√ßa. Os resultados de caracteriza√ß√£o qu√≠mica, f√≠sica e f√≠sico-qu√≠mica desses ensaios possibilitou a determina√ß√£o das concentra√ß√Ķes finais e o tempo de chegada dos √≠ons nos receptores (√°guas subterr√Ęneas e superficiais) para as diferentes concentra√ß√Ķes de vinha√ßa.

 


ESTUDOS HIDROGEOL√ďGICOS PARA A DEFINI√á√ÉO DE ESTRAT√ČGIAS DE GEST√ÉO DAS √ĀGUAS SUBTERR√āNEAS DA CIDADE DE BEL√ČM/PA E MUNIC√ćPIOS ADJACENTES (2017 – 2018): Esses estudos tiveram como objetivo Identificar e elaborar estudos em aqu√≠feros de √°reas urbanas onde a √°gua subterr√Ęnea √© relevante para o abastecimento humano, previsto no segundo ciclo da Agenda de A√ß√Ķes para a Gest√£o Integrada de Recursos H√≠dricos Superficiais e Subterr√Ęneas da ANA, a qual reflete as atribui√ß√Ķes da Ag√™ncia, indicadas no Programa Nacional de √Āguas Subterr√Ęneas (PNAS), do Plano Nacional de Recursos H√≠dricos. A √°rea de estudo, que abrange os munic√≠pios de Bel√©m, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa B√°rbara do Par√° e Santa Izabel do Par√°, possui uma superf√≠cie de 2.536,9 km¬≤, abastecida pelas √°guas subterr√Ęneas dos sistemas aqu√≠feros Barreiras e Pirabas, al√©m dos mananciais superficiais presentes no entorno.

 

CARACTERIZA√á√ÉO ISOT√ďPICA EM √ĀREAS CONTAMINADAS POR HIDROCARBONETOS (2014 – 2018): este projeto de pesquisa teve como objetivo empreender a caracteriza√ß√£o isot√≥pica de carbono e hidrog√™nio a partir de hidrocarbonetos monoarom√°ticos extra√≠dos de amostras de √°guas subterr√Ęneas, em uma √°rea contaminada por querosene de avia√ß√£o.

 

PROJETO EXPERIMENTAL DE TECNOLOGIAS AVAN√áADAS PARA MEDI√á√ÉO, MONITORAMENTO E VERIFICA√á√ÉO DE CO2 (2014 – 2017): este projeto de pesquisa teve como objetivo conduzir experimentos para verificar o comportamento de CO2, liberado em subsuperf√≠cie, tanto no subsolo quanto na atmosfera. Foram testadas diferentes metodologias para medi√ß√£o e monitoramento de gases de CO2 que ser√£o deliberadamente injetados. Os experimentos foram realizados no Campus Viam√£o, RS, da PUC/RS. Este projeto de P&D fez parte do Programa Tecnol√≥gico de Mitiga√ß√£o das Mudan√ßas Clim√°ticas da Petrobras, PROCLIMA. O projeto teve a coordena√ß√£o da Pontifica Universidade Cat√≥lica do Rio Grande do Sul, PUC/RS e coube √† UNESP desenvolver atividades relacionadas √† caracteriza√ß√£o do meio f√≠sico subterr√Ęneo e ao monitoramento do CO2 em subsuperf√≠cie e na atmosfera.

 

MAPEAMENTO DE LEN√áOL FREATICO DE MICROBACIA, UTILIZANDO O METODO DA ELETRORRESISTIVIDADE - MICROBACIA ALAMO (MUN√ćCIPIO DE PINHEIRO MACHADO - RS) (2014 -¬†2014).

 

LEVANTAMENTO GEOF√ćSICO NA MINERA√á√ÉO TABOCA. (2014 - 2014).

 

ESTUDO LABORATORIAL DA MOBILIDADE DE √ćONS PRESENTES NA VINHA√áA EM SOLOS RESIDUAIS DO ESTADO DE S√ÉO PAULO SOB MEIOS SATURADOS E N√ÉO SATURADO (SUBPROJETO DE PROJETO TEM√ĀTICO A√á√ÉO DE PRODUTOS EMPREGADOS NO CULTIVO DA CANA-DE-A√á√öCAR SOBRE ORGANISMOS N√ÉO ALVOS¬†(2013 – 2017): constituiu subprojeto, sob responsabilidade do prof. Chang Hung Kiang, do projeto tem√°tico Fapesp intitulado "A√ß√£o de produtos empregados no cultivo da cana de a√ß√ļcar sobre organismo n√£o alvos", coordenado pela profa. Dra. Carmem Silva Fontanetti Christofoletti.

 

VARIATION ON STABLE ISOTOPES IN MODERN PRECIPITATION IN TROPICAL REGION OF BRAZIL: KEY TO UNDERSTAND VARIATIONS IN STABLE ISOTOPE COMPOSITION FROM UNCONFINED AQUIFERS IN SÃO PAULO STATE (2013 Р2017): este projeto de pesquisa teve como objetivo o monitoramento contínuo da composição isotópica da precipitação, na estação GNIP instalada no CEA em Rio Claro, associada ao monitoramento da composição isotópica de aquíferos livres e rasos situados na mesma região geográfica do estado de São Paulo, contribuíu na compreensão de modelos de circulação atmosférica, além de permitir a avaliação da recarga desses aquíferos.

 

CARACTERIZA√á√ÉO GEOQU√ćMICA E ISOT√ďPICA DAS √ĀGUAS SUBTERR√āNEAS NA REPLAN E ENTORNO¬†(2013 – 2016): este projeto de pesquisa teve como objetivo compreender a evolu√ß√£o qu√≠mica e isot√≥pica das √°guas subterr√Ęneas e o comportamento geoqu√≠mico de plumas de fases dissolvidas na REPLAN. Este estudo possibilitou entender e caracterizar a intera√ß√£o entre os contaminantes presentes no meio f√≠sico e os processos biol√≥gicos e f√≠sico-qu√≠micos atuantes em uma situa√ß√£o real. Um dos principais produtos gerados por esta pesquisa foi o entendimento de como estes processos influenciaram a redu√ß√£o de massa, e tamb√©m a estimativa da taxa de biodegrada√ß√£o e da mobilidade dos contaminantes presentes na √°gua subterr√Ęnea.

 

ESTUDO DE VULNERABILIDADE NATURAL √Ä CONTAMINA√á√ÉO E ESTRAT√ČGIAS DE PROTE√á√ÉO DO SISTEMA AQU√ćFERO GUARANI NAS √ĀREAS DE AFLORAMENTO (2013 – 2015): O estudo efetuou uma avalia√ß√£o regional da vulnerabilidade natural do SAG √† contamina√ß√£o, bem como definiu o perigo de contamina√ß√£o, estabelecendo uma base t√©cnica para o planejamento das a√ß√Ķes e medidas de prote√ß√£o e controle das √°guas subterr√Ęneas, constituindo uma refer√™ncia de apoio √† decis√£o para os √≥rg√£os gestores. Al√©m disso, o projeto teve como objetivos espec√≠ficos melhorar os cadastros de po√ßos existentes e detalhar a caracteriza√ß√£o hidroqu√≠mica das √°guas subterr√Ęneas nas √°reas onde o aqu√≠fero se encontra exposto, bem como a proposi√ß√£o de per√≠metros de prote√ß√£o de po√ßos e, ainda, o estabelecimento de diretrizes e orienta√ß√Ķes para a explota√ß√£o de √°guas subterr√Ęneas na √°rea de exposi√ß√£o do SAG.

 

MONITORAMENTO DE √ĀGUAS SUBTERR√āNEAS NO MUNIC√ćPIO DE ITU, SP¬†(2013 – 2014):¬†O objetivo do estudo foi monitorar o comportamento da varia√ß√£o do n√≠vel da √°gua subterr√Ęnea e da vaz√£o dos po√ßos perfurados pela empresa √Āguas de Itu, localizados em diferentes unidades aqu√≠feras no munic√≠pio de Itu, estado de S√£o Paulo.

 

HIDROGEOQU√ćMICA E HIDROLOGIA ISOT√ďPICA DAS √ĀGUAS SUBTERR√āNEAS DO AQU√ćFERO SERRA GERAL NO ESTADO DE S√ÉO PAULO (2012 – 2016): este projeto de pesquisa teve por objetivo principal o estudo hidroqu√≠mico e isot√≥pico das √°guas subterr√Ęneas do ASG no Estado de S√£o Paulo, buscando estabelecer as rea√ß√Ķes qu√≠micas que ocorrem no interior do aqu√≠fero associadas √† intera√ß√£o √°gua-rocha, e que imprimem as caracter√≠sticas hidroqu√≠micas observadas nas √°guas subterr√Ęneas da unidade, bem como avaliar condi√ß√Ķes clim√°ticas pret√©ritas da √©poca da recarga dessas √°guas, em fun√ß√£o das varia√ß√Ķes dos conte√ļdos em is√≥topos est√°veis observados.

 

ESTUDOS HIDROGEOQU√ćMICOS E ISOT√ďPICOS DO SISTEMA AQU√ćFERO BAURU NO ESTADO DE S√ÉO PAULO¬†(2012 – 2014): este projeto de pesquisa teve como objetivo a caracteriza√ß√£o hidroqu√≠mica e isot√≥pica das unidades aqu√≠feras que comp√Ķem o Sistema Aqu√≠fero Bauru no estado de S√£o Paulo. Esta pesquisa teve como alvo a caracteriza√ß√£o hidroqu√≠mica de suas unidades aqu√≠feras em separado. Aos resultados obtidos foram integrados os dados de an√°lises qu√≠micas e isot√≥picas de trabalhos anteriores, com vistas √† obten√ß√£o de um modelo hidrogeoqu√≠mico integrado para o Sistema Aqu√≠fero Bauru no estado de S√£o Paulo.

 

√ĀGUAS SUBTERR√āNEA¬†NO ESTADO DE S√ÉO PAULO - DIRETRIZES DE UTILIZA√á√ÉO E PROTE√á√ÉO¬†(2012 – 2013): O projeto de regionaliza√ß√£o de diretrizes de utiliza√ß√£o e prote√ß√£o das √°guas subterr√Ęneas significa um passo estrat√©gico na consolida√ß√£o de bases de dados para gest√£o dos recursos h√≠dricos subterr√Ęneos no estado de S√£o Paulo.

 

MONITORAMENTO DAS √ĀGUAS SUBTERR√āNEAS NO MUNIC√ćPIO DE ITU, SP (2012 – 2013): O objetivo do estudo foi monitorar o comportamento da varia√ß√£o do n√≠vel da √°gua subterr√Ęnea e da vaz√£o dos po√ßos perfurados pela empresa √Āguas de Itu, localizados em diferentes unidades aqu√≠feras no munic√≠pio de Itu, estado de S√£o Paulo.

 

SERVI√áOS DE ENGENHARIA PARA REALIZA√á√ÉO DE ESTUDOS DE ABASTECIMENTO DO MUNIC√ćPIO DE FRANCA, SP, POR √ĀGUA SUBTERR√āNEA (2012 – 2012).

 

ESTIMATIVA DE¬†COMPOSI√á√ÉO DA √ĀGUA UTILIZANDO MODELAGEM GEOQUIMICA (2012 – 2012)

 

LABORAT√ďRIO DE CAMPO PARA MMV DE C02¬†NA FAZENDA RESSACADA- ESTUDO PRELIMINAR DE CARACTERIZA√á√ÉO CLIMATO-METEOROL√ďGICA E DE SUBSUPERF√ćCIE¬†(2011 – 2015): este projeto de pesquisa teve como objetivo a caracteriza√ß√£o preliminar do meio f√≠sico de forma: climato-meteorol√≥gica, para o levantamento das concentra√ß√Ķes naturais de CO2 e as suas poss√≠veis fontes de transporte. - subsuperficial em diferentes regimes pluviom√©tricos para subsidiar avalia√ß√£o e monitoramento dos efeitos da libera√ß√£o do C02 em solo/sedimento e √°gua subterr√Ęnea.

 

GEOLOGIA E HIDROGEOLOGIA DO SISTEMA AQU√ćFERO URUCUIA (SAU) (2011 – 2013): O projeto teve como objetivo fornecer subs√≠dios geol√≥gicos, hidroqu√≠micos e hidrogeol√≥gicos para fornecer informa√ß√Ķes confi√°veis e de qualidade para a eficiente gest√£o dos recursos h√≠dricos subterr√Ęneos relativos ao SAU nas Bacias do rio S√£o Francisco e do rio Tocantins.

 

CARACTERIZA√á√ÉO ACELERADA EM √ĀREAS CONTAMINADAS POR HIDROCARBONETOS¬†(2011 – 2015): este projeto de pesquisa teve como objetivo executar com acur√°cia e rapidez a caracteriza√ß√£o do solo e da √°gua subterr√Ęnea de √°reas impactadas por produtos oriundos da ind√ļstria petrol√≠fera. Para tanto, foram adquiridas, desenvolvidas e adaptadas tecnologias/ferramentas de medidas in situ.

 

COMPLEMENTARY ISOTOPIC STUDIES IN THE NORTHERN COMPARTMENT OF THE GUARANI AQUIFER SYSTEM (BRAZIL). GROUNDWATER DATING ALONG DEFININED FLOW PATHS (2010 Р2014): O objetivo deste projeto foi fornecer subsídios para a melhoria do modelo conceitual de funcionamento hidráulico do SAG, a partir da avaliação da evolução hidroquímica e isotópica ao longo de linhas de fluxo pré-definidas.

 

CARACTERIZA√á√ÉO GEOQU√ćMICA DAS √ĀGUAS SUBTERR√āNEAS COLETADAS NA REPLAN (2010 – 2012): Caracteriza√ß√£o Geoqu√≠mica das √Āguas Subterr√Ęneas Coletadas na REPLAN.

 

REGIONALIZA√á√ÉO DE DIRETRIZES DE UTILIZA√á√ÉO E PROTE√á√ÉO DAS √ĀGUAS SUBTERR√āNEAS, FASE 2: BACIAS DO OESTE (2010 – 2012): O projeto Regionaliza√ß√£o de Diretrizes de Utiliza√ß√£o e Prote√ß√£o das √Āguas Subterr√Ęneas, Bacias do Leste foi executado com o objetivo de definir a√ß√Ķes para gest√£o e uso racional dos recursos h√≠dricos subterr√Ęneos nas √°reas de ocorr√™ncia dos aqu√≠feros presentes nas unidades de gerenciamento de recursos h√≠dricos (UGRHIs), a partir da avalia√ß√£o da intensidade de uso e da qualidade das √°guas subterr√Ęneas, com utiliza√ß√£o de plataforma GIS, com a finalidade de subsidiar decis√Ķes na gest√£o dos recursos h√≠dricos subterr√Ęneos das UGRHIs do estado de S√£o Paulo.

 

ARCABOU√áO GEOL√ďGICO DA REGI√ÉO DE BURITIZAL, VISANDO √Ä LOCA√á√ÉO DE UM PO√áO TUBULAR PROFUNDO, PELO M√ČTODO DA ELETRORRESISTIVIDADE (2010 – 2010)

 

REGIONALIZA√á√ÉO DE DIRETRIZES DE UTILIZA√á√ÉO E PROTE√á√ÉO DAS √ĀGUAS SUBTERR√āNEAS, FASE 1: BACIAS DO LESTE (2009 – 2010): O projeto Regionaliza√ß√£o de Diretrizes de Utiliza√ß√£o e Prote√ß√£o das √Āguas Subterr√Ęnea, Bacias do Leste foi executado com o objetivo de definir a√ß√Ķes para gest√£o e uso racional dos recursos h√≠dricos subterr√Ęneos nas √°reas de ocorr√™ncia dos aqu√≠feros presentes nas unidades de gerenciamento de recursos h√≠dricos (UGRHIs), a partir da avalia√ß√£o da intensidade de uso e da qualidade das √°guas subterr√Ęneas, com utiliza√ß√£o de plataforma GIS, com a finalidade de subsidiar decis√Ķes na gest√£o dos recursos h√≠dricos subterr√Ęneos das UGRHIs do estado de S√£o Paulo.

 

UTILIZA√á√ÉO DE T√ČCNICAS GEOEL√ČTRICAS NA IDENTIFICA√á√ÉO DE VINHA√áA EM SUBSUPERF√ćCIE¬†(2009 – 2009):¬†O objetivo desse estudo foi mapear a exist√™ncia e caracterizar o comportamento de anomalias geoel√©tricas relacionadas √† presen√ßa de vinha√ßa em subsuperf√≠cie, em tr√™s √°reas distintas quanto √† disposi√ß√£o de vinha√ßa, mas semelhantes quanto aos aspectos litol√≥gicos. Neste levantamento foi utilizado o m√©todo da eletrorresistividade e as t√©cnicas de imageamento el√©trico 2D e 3D e sondagem el√©trica vertical (SEV).

 

ASSESSORIA T√ČCNICA ESPECIALIZADA EM √ĀREAS IMPACTADAS PARA A √ĀREA DE NEG√ďCIO ABASTECIMENTO DA PETROBRAS (2008 – 2014): Os servi√ßos de assessoria t√©cnica redrem-se a avalia√ß√£o t√©cnica de servi√ßos de diagn√≥stico, avalia√ß√£o de risco, remedia√ß√£o e monitoramento e elabora√ß√£o de planos de interven√ß√£o e projetos b√°sicos e detalhados de remedia√ß√£o e monitoramento, al√©m da elabora√ß√£o de especifica√ß√Ķes, pareceres e material did√°tico.

 

CARACTERIZA√á√ÉO HIDROGEOQU√ćMICA DOS SISTEMAS AQU√ćFEROS NO MUNIC√ćPIO DE BAURU¬†(2008 – 2010): O projeto tem como principal objetivo elaborar um modelo conceitual hidrogeoqu√≠mico dos aqu√≠feros Bauru e Guarani que ocorrem na √°rea urbana do Munic√≠pio de Bauru, SP, visando identificar os processos geoqu√≠micos e contribui√ß√Ķes antr√≥picas que controlam as caracter√≠sticas qu√≠micas das √°guas subterr√Ęneas.

 

ESTUDOS HIDROL√ďGICOS E HIDROGEOL√ďGICOS EM √ĀREA DE ATIVIDADE MINER√ĀRIA ARGILEIRA DA BACIA DO RIO SANTA GERTRUDES, MUNIC√ćPIO DE SANTA GERTRUDES/SP; FASE I (2008 – 2010).

 

MAPEAMENTO DO LEN√áOL FRE√ĀTICO DE MICROBACIAS NO MUNIC√ćPIO DE ARACRUZ/ES, UTILIZANDO M√ČTODO DA ELETRORRESISTIVIDADE (2008 – 2008)

 

SONDAGENS EL√ČTRICAS VERTICAIS REALIZADAS NO MUNIC√ćPIO DE CAMPO GRANDE / MS (2008 – 2008)

 

IMAGEAMENTOS EL√ČTRICOS 2D REALIZADOS NO MUNIC√ćPIO DE ITU/SP (2008 – 2008)

 

ENSAIOS GEOF√ćSICOS REALIZADOS NO MUNIC√ćPIO DE CABO FRIO/RJ (2008 – 2008)

 

MAPEAMENTO DO LEN√áOL FRE√ĀTICO DE MICROBACIAS NO MUNIC√ćPIO DE S√ÉO GABRIEL/RS, UTILIZANDO M√ČTODO DE ELETRORRESISTIVIDADE (2008 – 2008)

 

ASSESSORIA T√ČCNICA ESPECIALIZADA EM √ĀREAS IMPACTADAS DA PETROBRAS (2007 – 2011): Assessoria na elabora√ß√£o de projetos de investiga√ß√£o ambiental, monitoramento e remedia√ß√£o de √°reas impactadas dentro das unidades de neg√≥cio da PETROBRAS.

 

CARACTERIZA√á√ÉO GEOL√ďGICO-HIDROGEOL√ďGICO DETALHADA DE AQU√ćFEROS SEDIMENTARES NA UN-RPBC; CUBAT√ÉO/SP¬†(2007 – 2010).

 

CARACTERIZA√á√ÉO DE √ĀREAS DE RECARGA E DESCARGA DO SISTEMA AQU√ćFERO GUARANI EM RIVERA (UY) - LIVRAMENTO (BR) E QUARAI (UY) - ARTIGAS (BR)¬†(2007 – 2009): O objetivo principal deste projeto foi determinar as taxas de recarga e descarga do SAG na regi√£o de Quarai-Artigas, atrav√©s de simula√ß√£o num√©rica de fluxo das √°guas subterr√Ęneas, utilizando o modelo hidrogeol√≥gico conceitual elaborado para a √°rea.

 

ELABORACI√ďN DEL MAPA HIDROGEOL√ďGICO DEL SISTEMA ACU√ćFERO GUARAN√ć - OEA/HIDROAMBIENTE (2007 – 2008)

 

MEDIÇÃO DE RESISTIVIDADE DO SOLO/ROCHA DA USINA UHE BAGUARI (2007 Р2007)


MAPEAMENTO DO LEN√áOL FRE√ĀTICO DE MICROBACIAS NA VERACEL, UTILIZANDO M√ČTODO DE ELETRORRESISTIVIDADE (2007 – 2007)

 

ENSAIOS DE RADAR DE PENETRA√á√ÉO NO SOLO E RESISTIVIDADE EL√ČTRICA EM RIACHUELO/ SERGIPE (2007 – 2007)

 

ESTUDOS HIDROL√ďGICOS E HIDROGEOL√ďGICOS EM √ĀREA DE ATIVIDADE MINER√ĀRIA ARGILEIRA DA BACIA DO RIO SANTA GERTRUDES, MUNIC√ćPIO DE SANTA GERTRUDES/SP, FASE II¬†(2007 – 2007).

 

ESTUDOS MINERAL√ďGICOS E DE SOR√á√ÉO ATRAV√ČS DE ENSAIOS DE COLUNA COM CONTAMINANTES INORG√āNICOS EM SOLOS LATER√ćTICOS DA REGI√ÉO CENTRO-LESTE DO ESTADO DE S√ÉO PAULO¬†(2006 – 2009):¬†O projeto teve como principal objetivo realizar ensaios de coluna visando contribuir para o entendimento dos mecanismos de transporte e atenua√ß√£o de contaminantes inorg√Ęnicos, em solos residuais laterit√≠cos do Subgrupo Itarar√© e da Forma√ß√£o Rio Claro.

 

CARACTERIZA√á√ÉO DE RESERVAT√ďRIOS DO GRUPO BAURU, ATRAV√ČS DE PERFIS GEOF√ćSICOS (2006 – 2009):¬†Caracteriza√ß√£o de Reservat√≥rios do Grupo Bauru, atrav√©s de Perfis Geof√≠sicos.

 

CONFEC√á√ÉO DO MAPA HIDROGEOL√ďGICO DA POR√á√ÉO SETENTRIONAL DO AQ√ú√ćFERO GUARANI - OEA/ARCADES (2006 – 2008)

 

ELABORA√á√ÉO DE MODELOS GEOL√ďGICOS E HIDROGEOL√ďGICOS CONCEITUAIS E APLICATIVO GIS PARA GERENCIAMENTO DE DADOS (2006 – 2008): Elabora√ß√£o de modelos geol√≥gicos e hidrogeol√≥gicos conceituais e aplicativo GIS para gerenciamento de dados.

 

CONSULTORIA T√ČCNICA EM GEST√ÉO DE SOLOS E √ĀGUA SUBTERR√āNEA NA REFINARIA PRESIDENTE BERNARDES – RPBC (2006 – 2008)

 

ELABORA√á√ÉO DO MAPA HIDROGEOL√ďGICO DO SISTEMA AQU√ćFERO GUARANI E INFORME FINAL DE HIDROGEOLOGIA DO PROJETO DESENVOLVIMENTO SUSTENT√ĀVEL E PROTE√á√ÉO AMBIENTAL DO AQU√ćFERO GUARANI (2006 – 2008): Elabora√ß√£o do Mapa Hidrogeol√≥gico do Sistema Aqu√≠fero Guarani e Relat√≥rio Hidrogeol√≥gico Final do Projeto Desenvolvimento Sustent√°vel e Prote√ß√£o Ambiental do Aqu√≠fero Guarani. O Mapa Hidrogeol√≥gico do Sistema Aqu√≠fero Guarani, representa a compila√ß√£o de toda a informa√ß√£o geol√≥gica/hidrogeol√≥gica a respeito do aqu√≠fero, e representa um dos principais produtos t√©cnicos elaborados ao longo do Projeto Aqu√≠fero Guarani, financiado pela OEA e pelo Banco Mundial.

 

AVALIA√á√ÉO DO POTENCIAL PETROL√ćFERO DE BACIAS SEDIMENTARES ESPEC√ćFICAS PARA EPE/MME (2006 – 2007): O projeto teve por objetivo avaliar o potencial petrol√≠fero de bacias sedimentares de Campos, Santos, Pelotas, Paran√° e Parecis.

 

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL MINERAL PARA SEQUESTRO DE CO2 NAS PROXIMIDADES DA REPLAN (2006 Р2006).

 

PROJETO DE REMEDIA√á√ÉO EM √ĀREA CONTAMINADA POR QUEROSENE DE AVIA√á√ÉO NO MUNIC√ćPIO DE PAUL√ćNIA/SP (2005 – 2008).

 

ESTUDOS GEOL√ďGICOS DE SUBSUPERF√ćCIE APLICADOS √Ä PROSPEC√á√ÉO DE √ĀGUA SUBTERR√āNEA EM √ĀREA DE OCORR√äNCIA DO GRUPO BAURU (K), REGI√ÉO SUDOESTE DO ESTADO DE S√ÉO PAULO (2005 – 2007): O projeto teve como principal objetivo realizar estudos hidrogeol√≥gicos de subsuperf√≠cie, aplicados √† prospec√ß√£o de √°gua subterr√Ęnea, em √°rea de ocorr√™ncia dos sedimentos do Grupo Bauru, na regi√£o sudoeste paulista, de modo a fornecer subs√≠dios t√©cnicos para gest√£o sustent√°vel do sistema aqu√≠fero compreendido por esta unidade geol√≥gica.


CARACTERIZA√á√ÉO DE √ĀREAS DE RECARGA E DESCARGA DO SISTEMA AQU√ćFERO GUARANI (2005 – 2006)

 

INTERAÇÃO BIOSFERA-ATMOSFERA. FASE 2: CERRADOS E MUDANÇAS DE USO DA TERRA (2004 Р2009).

 

INTERPRETA√á√ÉO E MAPEAMENTO DOS SISTEMAS PETROL√ćFEROS DA BACIA DE CAMPOS (2004 – 2006): O projeto teve como objetivo avaliar o potencial petrol√≠fero da Bacia de Campos, atrav√©s do estudo dos elementos b√°sicos: rocha geradora, reservat√≥rio, selante e trapa; analisando os mecanismos que inter-relacionam estes elementos, com vistas a identificar potenciais plays e acumula√ß√Ķes de √≥leo e g√°s. Trata-se de uma an√°lise integrada de bacia sedimentar, onde est√£o sendo empregados conhecimentos e ferramentas de todas as √°reas da geologia e da geof√≠sica.

 

INFLU√äNCIA DE ZONAS DE CISALHAMENTO EM ROCHAS SEDIMENTARES NO ESCOAMENTO DE FLUIDOS, EXEMPLOS: BACIAS DE SERGIPE E TAUBAT√Č (2003 – 2006).

 

INTERPRETA√á√ÉO E MAPEAMENTO DOS SISTEMAS PETROL√ćFEROS DA BACIA DE SANTOS (2001 – 2003).

 

O PAPEL DA DIFUS√ÉO I√ĒNICA NA SALINIZA√á√ÉO DE RESERVAT√ďRIOS DE PETR√ďLEO, EXEMPLOS: BACIAS DE SERGIPE E CAMPOS (2001 – 2003).

 

PROYECTO PARA LA PROTECCI√ďN AMBIENTAL Y MANEJO SOSTENIBLE DEL SISTEMA ACU√ćFERO GUARANI: PROJETO VISANDO A PROTE√á√ÉO AMBIENTAL DO AQU√ćFERO GUARANI (2000 – 2001).

 

 

 

 
Home   |   O Laborat√≥rio   |   Projetos   |   Colaboradores   |   Publica√ß√Ķes   |   Not√≠cias   |   Cursos   |   Contato
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Rio Claro
Avenida 24 A,1515, Bairro: Bela Vista,13506-900 - Rio Claro, SP | Fone: (019) 3526-9310 e (019) 3526-9453.
© 2023 - LEBAC - Labor√≥torio de Estudo de Bacias - CG Propaganda