ESTRATÉGIAS DE CARACTERIZAÇÃO DE ALTA RESOLUÇÃO PARA DELIMITAÇÃO E BALANÇO DE MASSA DE CONTAMINANTE (2019 – ATUAL): este projeto de pesquisa propõe a aplicação de metodologias de investigação de alta resolução aliadas à modelos conceituais mais realistas para determinação precisa da massa de contaminantes presentes em sub-superfície, proposição de ações mais efetivas e estimativas do tempo necessário para o reestabelecimento da área contaminadas. Para demonstrar a aplicabilidade, bem como as vantagens operacionais, técnicas e financeiras do conjunto de metodologias aqui propostas, será testada sua aplicação efetiva em duas áreas dotadas de cenários de contaminação, contextos geológicos e hidrológicos distintos.
AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DE OPERAÇÕES TERRESTRES DE E&P NOS RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAIS E SUBSUPERFICIAIS (2019 – Atual): para o diagnóstico da contaminação nos recursos hídricos e no solo/sedimento na área de estudo é proposto um plano de trabalho que contempla as seguintes etapas: (1) levantamento do estado da arte sobre a disposição, tratamento e armazenamento, bem como a injeção de efluentes em poços terrestres; (2) levantamento geofísico por meio do emprego de métodos geoelétricos para identificação e delimitação dos focos de contaminação; (3) caracterização petrofísica e geoquímica dos aquíferos; (4) elaboração de arcabouço hidroestratigráfico; (5) caracterização hidroquímica e isotópica da água subterrânea e superficial, passíveis de contaminação; (6) realização de simulações numéricas de transporte reativo para previsão do comportamento dos contaminantes orgânicos e inorgânicos em subsuperfície; (7) avaliação das metodologias utilizadas, com vistas a elaborar um roteiro metodológico para o diagnóstico de aquíferos contaminados por efluentes, não apenas para este projeto, mas que possa ser utilizado em casos similares, em outros poços e até mesmo em outras Unidades, incluindo a otimização de técnicas in situ e laboratoriais consagradas, e apontando critérios técnicos para seu emprego; (8) estabelecimento de metodologia para gerenciamento da atividade de injeção, considerando o conjunto de atividades executadas e questões principalmente relacionadas à idade do campo e à interconexão dos aquíferos, com intuito de definir o aquífero que deverá ser monitorado; (9) avaliação de estratégias de remediação possíveis, relacionadas ao monitoramento preventivo; e (10) elaboração de protocolo para descarte de efluentes e injeção de água produzida em poços. Esse diagnóstico será realizado no campo de produção de Taquipe, no estado da Bahia. A escolha dessa área como piloto justifica-se por representar um importante campo terrestre de petróleo e situar-se próxima de importantes aquíferos de grande valor local e regional, o que torna esta área ambiental e socialmente sensível.
AVALIAÇÃO INTEGRADA DE ÁREAS DE PASSIVO AMBIENTAL, TENDO COMO ÁREA-ALVO A OCORRÊNCIA DE MIGUEL PEREIRA, RJ (2018 – 2022): O objetivo deste projeto foi desenvolver uma proposta metodológica integrada contemplando caracterização ambiental (química, física e biológica), avaliação ecotoxicológica e avaliação de risco à saúde humana, em áreas contaminadas por hidrocarbonetos. Este projeto foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina/ Campus Curitibanios. Este projeto de PD fez parte do Projeto de Tecnologias de Quantificação e Aquisição Inteligente de Dados Ambientais da Área de Tecnologias de Meio Ambiente do CENPES/Petrobras, dentro do Programa da Área Tecnológica de Meio Ambiente da Petrobras.
EXPERIMENTO DE VAZAMENTO DE CO2 EM ESCALA REDUZIDA: QUANTIFICAÇÃO DA SATURAÇÃO DO GÁS UTILIZANDO TOMOGRAFIA ELÉTRICA PARA DETERMINAÇÃO DO BALANÇO DE MASSA DO SISTEMA- ADAPTAÇÃO E APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS EM ESCALA REAL (2018 – 2020). O objetivo deste projeto foi realizar experimentos em escala reduzida para medir a saturação de CO2, utilizando tomografia/ imageamento elétrico e, juntamente monitoramento hidroquímico e isotópico, e com sensores de gás acoplados a câmaras de fluxo, efetuar o cálculo de balanço de massa de CO2, com vistas a utilização dessas técnicas em escala real. Este projeto de PD fez parte do Projeto de Tecnologias de Quantificação e Aquisição Inteligente de Dados Ambientais da Área de Tecnologias de Meio Ambiente do CENPES/Petrobras, dentro do Programa da Área Tecnológica de Meio Ambiente da Petrobras.
IMPACTO DA FERTIRRIGAÇÃO DA VINHAÇA NA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS E SUPERFICIAIS (2017 – 2020): Foram realizados testes de percolação e de caracterização hidráulica com vinhaça. Os resultados de caracterização química, física e físico-química desses ensaios possibilitou a determinação das concentrações finais e o tempo de chegada dos íons nos receptores (águas subterrâneas e superficiais) para as diferentes concentrações de vinhaça.
ESTUDOS HIDROGEOLÓGICOS PARA A DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DA CIDADE DE BELÉM/PA E MUNICÍPIOS ADJACENTES (2017 – 2018): Esses estudos tiveram como objetivo Identificar e elaborar estudos em aquíferos de áreas urbanas onde a água subterrânea é relevante para o abastecimento humano, previsto no segundo ciclo da Agenda de Ações para a Gestão Integrada de Recursos Hídricos Superficiais e Subterrâneas da ANA, a qual reflete as atribuições da Agência, indicadas no Programa Nacional de Águas Subterrâneas (PNAS), do Plano Nacional de Recursos Hídricos. A área de estudo, que abrange os municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará, possui uma superfície de 2.536,9 km², abastecida pelas águas subterrâneas dos sistemas aquíferos Barreiras e Pirabas, além dos mananciais superficiais presentes no entorno.
CARACTERIZAÇÃO ISOTÓPICA EM ÁREAS CONTAMINADAS POR HIDROCARBONETOS (2014 – 2018): este projeto de pesquisa teve como objetivo empreender a caracterização isotópica de carbono e hidrogênio a partir de hidrocarbonetos monoaromáticos extraídos de amostras de águas subterrâneas, em uma área contaminada por querosene de aviação.
PROJETO EXPERIMENTAL DE TECNOLOGIAS AVANÇADAS PARA MEDIÇÃO, MONITORAMENTO E VERIFICAÇÃO DE CO2 (2014 – 2017): este projeto de pesquisa teve como objetivo conduzir experimentos para verificar o comportamento de CO2, liberado em subsuperfície, tanto no subsolo quanto na atmosfera. Foram testadas diferentes metodologias para medição e monitoramento de gases de CO2 que serão deliberadamente injetados. Os experimentos foram realizados no Campus Viamão, RS, da PUC/RS. Este projeto de P&D fez parte do Programa Tecnológico de Mitigação das Mudanças Climáticas da Petrobras, PROCLIMA. O projeto teve a coordenação da Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC/RS e coube à UNESP desenvolver atividades relacionadas à caracterização do meio físico subterrâneo e ao monitoramento do CO2 em subsuperfície e na atmosfera.
MAPEAMENTO DE LENÇOL FREATICO DE MICROBACIA, UTILIZANDO O METODO DA ELETRORRESISTIVIDADE - MICROBACIA ALAMO (MUNÍCIPIO DE PINHEIRO MACHADO - RS) (2014 - 2014).
LEVANTAMENTO GEOFÍSICO NA MINERAÇÃO TABOCA. (2014 - 2014).
ESTUDO LABORATORIAL DA MOBILIDADE DE ÍONS PRESENTES NA VINHAÇA EM SOLOS RESIDUAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO SOB MEIOS SATURADOS E NÃO SATURADO (SUBPROJETO DE PROJETO TEMÁTICO AÇÃO DE PRODUTOS EMPREGADOS NO CULTIVO DA CANA-DE-AÇÚCAR SOBRE ORGANISMOS NÃO ALVOS (2013 – 2017): constituiu subprojeto, sob responsabilidade do prof. Chang Hung Kiang, do projeto temático Fapesp intitulado "Ação de produtos empregados no cultivo da cana de açúcar sobre organismo não alvos", coordenado pela profa. Dra. Carmem Silva Fontanetti Christofoletti.
VARIATION ON STABLE ISOTOPES IN MODERN PRECIPITATION IN TROPICAL REGION OF BRAZIL: KEY TO UNDERSTAND VARIATIONS IN STABLE ISOTOPE COMPOSITION FROM UNCONFINED AQUIFERS IN SÃO PAULO STATE (2013 – 2017): este projeto de pesquisa teve como objetivo o monitoramento contínuo da composição isotópica da precipitação, na estação GNIP instalada no CEA em Rio Claro, associada ao monitoramento da composição isotópica de aquíferos livres e rasos situados na mesma região geográfica do estado de São Paulo, contribuíu na compreensão de modelos de circulação atmosférica, além de permitir a avaliação da recarga desses aquíferos.
CARACTERIZAÇÃO GEOQUÍMICA E ISOTÓPICA DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NA REPLAN E ENTORNO (2013 – 2016): este projeto de pesquisa teve como objetivo compreender a evolução química e isotópica das águas subterrâneas e o comportamento geoquímico de plumas de fases dissolvidas na REPLAN. Este estudo possibilitou entender e caracterizar a interação entre os contaminantes presentes no meio físico e os processos biológicos e físico-químicos atuantes em uma situação real. Um dos principais produtos gerados por esta pesquisa foi o entendimento de como estes processos influenciaram a redução de massa, e também a estimativa da taxa de biodegradação e da mobilidade dos contaminantes presentes na água subterrânea.
ESTUDO DE VULNERABILIDADE NATURAL À CONTAMINAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE PROTEÇÃO DO SISTEMA AQUÍFERO GUARANI NAS ÁREAS DE AFLORAMENTO (2013 – 2015): O estudo efetuou uma avaliação regional da vulnerabilidade natural do SAG à contaminação, bem como definiu o perigo de contaminação, estabelecendo uma base técnica para o planejamento das ações e medidas de proteção e controle das águas subterrâneas, constituindo uma referência de apoio à decisão para os órgãos gestores. Além disso, o projeto teve como objetivos específicos melhorar os cadastros de poços existentes e detalhar a caracterização hidroquímica das águas subterrâneas nas áreas onde o aquífero se encontra exposto, bem como a proposição de perímetros de proteção de poços e, ainda, o estabelecimento de diretrizes e orientações para a explotação de águas subterrâneas na área de exposição do SAG.
MONITORAMENTO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NO MUNICÍPIO DE ITU, SP (2013 – 2014): O objetivo do estudo foi monitorar o comportamento da variação do nível da água subterrânea e da vazão dos poços perfurados pela empresa Águas de Itu, localizados em diferentes unidades aquíferas no município de Itu, estado de São Paulo.
HIDROGEOQUÍMICA E HIDROLOGIA ISOTÓPICA DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO AQUÍFERO SERRA GERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO (2012 – 2016): este projeto de pesquisa teve por objetivo principal o estudo hidroquímico e isotópico das águas subterrâneas do ASG no Estado de São Paulo, buscando estabelecer as reações químicas que ocorrem no interior do aquífero associadas à interação água-rocha, e que imprimem as características hidroquímicas observadas nas águas subterrâneas da unidade, bem como avaliar condições climáticas pretéritas da época da recarga dessas águas, em função das variações dos conteúdos em isótopos estáveis observados.
ESTUDOS HIDROGEOQUÍMICOS E ISOTÓPICOS DO SISTEMA AQUÍFERO BAURU NO ESTADO DE SÃO PAULO (2012 – 2014): este projeto de pesquisa teve como objetivo a caracterização hidroquímica e isotópica das unidades aquíferas que compõem o Sistema Aquífero Bauru no estado de São Paulo. Esta pesquisa teve como alvo a caracterização hidroquímica de suas unidades aquíferas em separado. Aos resultados obtidos foram integrados os dados de análises químicas e isotópicas de trabalhos anteriores, com vistas à obtenção de um modelo hidrogeoquímico integrado para o Sistema Aquífero Bauru no estado de São Paulo.
ÁGUAS SUBTERRÂNEA NO ESTADO DE SÃO PAULO - DIRETRIZES DE UTILIZAÇÃO E PROTEÇÃO (2012 – 2013): O projeto de regionalização de diretrizes de utilização e proteção das águas subterrâneas significa um passo estratégico na consolidação de bases de dados para gestão dos recursos hídricos subterrâneos no estado de São Paulo.
MONITORAMENTO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NO MUNICÍPIO DE ITU, SP (2012 – 2013): O objetivo do estudo foi monitorar o comportamento da variação do nível da água subterrânea e da vazão dos poços perfurados pela empresa Águas de Itu, localizados em diferentes unidades aquíferas no município de Itu, estado de São Paulo.
SERVIÇOS DE ENGENHARIA PARA REALIZAÇÃO DE ESTUDOS DE ABASTECIMENTO DO MUNICÍPIO DE FRANCA, SP, POR ÁGUA SUBTERRÂNEA (2012 – 2012).
ESTIMATIVA DE COMPOSIÇÃO DA ÁGUA UTILIZANDO MODELAGEM GEOQUIMICA (2012 – 2012)
LABORATÓRIO DE CAMPO PARA MMV DE C02 NA FAZENDA RESSACADA- ESTUDO PRELIMINAR DE CARACTERIZAÇÃO CLIMATO-METEOROLÓGICA E DE SUBSUPERFÍCIE (2011 – 2015): este projeto de pesquisa teve como objetivo a caracterização preliminar do meio físico de forma: climato-meteorológica, para o levantamento das concentrações naturais de CO2 e as suas possíveis fontes de transporte. - subsuperficial em diferentes regimes pluviométricos para subsidiar avaliação e monitoramento dos efeitos da liberação do C02 em solo/sedimento e água subterrânea.
GEOLOGIA E HIDROGEOLOGIA DO SISTEMA AQUÍFERO URUCUIA (SAU) (2011 – 2013): O projeto teve como objetivo fornecer subsídios geológicos, hidroquímicos e hidrogeológicos para fornecer informações confiáveis e de qualidade para a eficiente gestão dos recursos hídricos subterrâneos relativos ao SAU nas Bacias do rio São Francisco e do rio Tocantins.
CARACTERIZAÇÃO ACELERADA EM ÁREAS CONTAMINADAS POR HIDROCARBONETOS (2011 – 2015): este projeto de pesquisa teve como objetivo executar com acurácia e rapidez a caracterização do solo e da água subterrânea de áreas impactadas por produtos oriundos da indústria petrolífera. Para tanto, foram adquiridas, desenvolvidas e adaptadas tecnologias/ferramentas de medidas in situ.
COMPLEMENTARY ISOTOPIC STUDIES IN THE NORTHERN COMPARTMENT OF THE GUARANI AQUIFER SYSTEM (BRAZIL). GROUNDWATER DATING ALONG DEFININED FLOW PATHS (2010 – 2014): O objetivo deste projeto foi fornecer subsídios para a melhoria do modelo conceitual de funcionamento hidráulico do SAG, a partir da avaliação da evolução hidroquímica e isotópica ao longo de linhas de fluxo pré-definidas.
CARACTERIZAÇÃO GEOQUÍMICA DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS COLETADAS NA REPLAN (2010 – 2012): Caracterização Geoquímica das Águas Subterrâneas Coletadas na REPLAN.
REGIONALIZAÇÃO DE DIRETRIZES DE UTILIZAÇÃO E PROTEÇÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, FASE 2: BACIAS DO OESTE (2010 – 2012): O projeto Regionalização de Diretrizes de Utilização e Proteção das Águas Subterrâneas, Bacias do Leste foi executado com o objetivo de definir ações para gestão e uso racional dos recursos hídricos subterrâneos nas áreas de ocorrência dos aquíferos presentes nas unidades de gerenciamento de recursos hídricos (UGRHIs), a partir da avaliação da intensidade de uso e da qualidade das águas subterrâneas, com utilização de plataforma GIS, com a finalidade de subsidiar decisões na gestão dos recursos hídricos subterrâneos das UGRHIs do estado de São Paulo.
ARCABOUÇO GEOLÓGICO DA REGIÃO DE BURITIZAL, VISANDO À LOCAÇÃO DE UM POÇO TUBULAR PROFUNDO, PELO MÉTODO DA ELETRORRESISTIVIDADE (2010 – 2010)
REGIONALIZAÇÃO DE DIRETRIZES DE UTILIZAÇÃO E PROTEÇÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, FASE 1: BACIAS DO LESTE (2009 – 2010): O projeto Regionalização de Diretrizes de Utilização e Proteção das Águas Subterrânea, Bacias do Leste foi executado com o objetivo de definir ações para gestão e uso racional dos recursos hídricos subterrâneos nas áreas de ocorrência dos aquíferos presentes nas unidades de gerenciamento de recursos hídricos (UGRHIs), a partir da avaliação da intensidade de uso e da qualidade das águas subterrâneas, com utilização de plataforma GIS, com a finalidade de subsidiar decisões na gestão dos recursos hídricos subterrâneos das UGRHIs do estado de São Paulo.
UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS GEOELÉTRICAS NA IDENTIFICAÇÃO DE VINHAÇA EM SUBSUPERFÍCIE (2009 – 2009): O objetivo desse estudo foi mapear a existência e caracterizar o comportamento de anomalias geoelétricas relacionadas à presença de vinhaça em subsuperfície, em três áreas distintas quanto à disposição de vinhaça, mas semelhantes quanto aos aspectos litológicos. Neste levantamento foi utilizado o método da eletrorresistividade e as técnicas de imageamento elétrico 2D e 3D e sondagem elétrica vertical (SEV).
ASSESSORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA EM ÁREAS IMPACTADAS PARA A ÁREA DE NEGÓCIO ABASTECIMENTO DA PETROBRAS (2008 – 2014): Os serviços de assessoria técnica redrem-se a avaliação técnica de serviços de diagnóstico, avaliação de risco, remediação e monitoramento e elaboração de planos de intervenção e projetos básicos e detalhados de remediação e monitoramento, além da elaboração de especificações, pareceres e material didático.
CARACTERIZAÇÃO HIDROGEOQUÍMICA DOS SISTEMAS AQUÍFEROS NO MUNICÍPIO DE BAURU (2008 – 2010): O projeto tem como principal objetivo elaborar um modelo conceitual hidrogeoquímico dos aquíferos Bauru e Guarani que ocorrem na área urbana do Município de Bauru, SP, visando identificar os processos geoquímicos e contribuições antrópicas que controlam as características químicas das águas subterrâneas.
ESTUDOS HIDROLÓGICOS E HIDROGEOLÓGICOS EM ÁREA DE ATIVIDADE MINERÁRIA ARGILEIRA DA BACIA DO RIO SANTA GERTRUDES, MUNICÍPIO DE SANTA GERTRUDES/SP; FASE I (2008 – 2010).
MAPEAMENTO DO LENÇOL FREÁTICO DE MICROBACIAS NO MUNICÍPIO DE ARACRUZ/ES, UTILIZANDO MÉTODO DA ELETRORRESISTIVIDADE (2008 – 2008)
SONDAGENS ELÉTRICAS VERTICAIS REALIZADAS NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE / MS (2008 – 2008)
IMAGEAMENTOS ELÉTRICOS 2D REALIZADOS NO MUNICÍPIO DE ITU/SP (2008 – 2008)
ENSAIOS GEOFÍSICOS REALIZADOS NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO/RJ (2008 – 2008)
MAPEAMENTO DO LENÇOL FREÁTICO DE MICROBACIAS NO MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL/RS, UTILIZANDO MÉTODO DE ELETRORRESISTIVIDADE (2008 – 2008)
ASSESSORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA EM ÁREAS IMPACTADAS DA PETROBRAS (2007 – 2011): Assessoria na elaboração de projetos de investigação ambiental, monitoramento e remediação de áreas impactadas dentro das unidades de negócio da PETROBRAS.
CARACTERIZAÇÃO GEOLÓGICO-HIDROGEOLÓGICO DETALHADA DE AQUÍFEROS SEDIMENTARES NA UN-RPBC; CUBATÃO/SP (2007 – 2010).
CARACTERIZAÇÃO DE ÁREAS DE RECARGA E DESCARGA DO SISTEMA AQUÍFERO GUARANI EM RIVERA (UY) - LIVRAMENTO (BR) E QUARAI (UY) - ARTIGAS (BR) (2007 – 2009): O objetivo principal deste projeto foi determinar as taxas de recarga e descarga do SAG na região de Quarai-Artigas, através de simulação numérica de fluxo das águas subterrâneas, utilizando o modelo hidrogeológico conceitual elaborado para a área.
ELABORACIÓN DEL MAPA HIDROGEOLÓGICO DEL SISTEMA ACUÍFERO GUARANÍ - OEA/HIDROAMBIENTE (2007 – 2008)
MEDIÇÃO DE RESISTIVIDADE DO SOLO/ROCHA DA USINA UHE BAGUARI (2007 – 2007)
MAPEAMENTO DO LENÇOL FREÁTICO DE MICROBACIAS NA VERACEL, UTILIZANDO MÉTODO DE ELETRORRESISTIVIDADE (2007 – 2007)
ENSAIOS DE RADAR DE PENETRAÇÃO NO SOLO E RESISTIVIDADE ELÉTRICA EM RIACHUELO/ SERGIPE (2007 – 2007)
ESTUDOS HIDROLÓGICOS E HIDROGEOLÓGICOS EM ÁREA DE ATIVIDADE MINERÁRIA ARGILEIRA DA BACIA DO RIO SANTA GERTRUDES, MUNICÍPIO DE SANTA GERTRUDES/SP, FASE II (2007 – 2007).
ESTUDOS MINERALÓGICOS E DE SORÇÃO ATRAVÉS DE ENSAIOS DE COLUNA COM CONTAMINANTES INORGÂNICOS EM SOLOS LATERÍTICOS DA REGIÃO CENTRO-LESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO (2006 – 2009): O projeto teve como principal objetivo realizar ensaios de coluna visando contribuir para o entendimento dos mecanismos de transporte e atenuação de contaminantes inorgânicos, em solos residuais lateritícos do Subgrupo Itararé e da Formação Rio Claro.
CARACTERIZAÇÃO DE RESERVATÓRIOS DO GRUPO BAURU, ATRAVÉS DE PERFIS GEOFÍSICOS (2006 – 2009): Caracterização de Reservatórios do Grupo Bauru, através de Perfis Geofísicos.
CONFECÇÃO DO MAPA HIDROGEOLÓGICO DA PORÇÃO SETENTRIONAL DO AQÜÍFERO GUARANI - OEA/ARCADES (2006 – 2008)
ELABORAÇÃO DE MODELOS GEOLÓGICOS E HIDROGEOLÓGICOS CONCEITUAIS E APLICATIVO GIS PARA GERENCIAMENTO DE DADOS (2006 – 2008): Elaboração de modelos geológicos e hidrogeológicos conceituais e aplicativo GIS para gerenciamento de dados.
CONSULTORIA TÉCNICA EM GESTÃO DE SOLOS E ÁGUA SUBTERRÂNEA NA REFINARIA PRESIDENTE BERNARDES – RPBC (2006 – 2008)
ELABORAÇÃO DO MAPA HIDROGEOLÓGICO DO SISTEMA AQUÍFERO GUARANI E INFORME FINAL DE HIDROGEOLOGIA DO PROJETO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E PROTEÇÃO AMBIENTAL DO AQUÍFERO GUARANI (2006 – 2008): Elaboração do Mapa Hidrogeológico do Sistema Aquífero Guarani e Relatório Hidrogeológico Final do Projeto Desenvolvimento Sustentável e Proteção Ambiental do Aquífero Guarani. O Mapa Hidrogeológico do Sistema Aquífero Guarani, representa a compilação de toda a informação geológica/hidrogeológica a respeito do aquífero, e representa um dos principais produtos técnicos elaborados ao longo do Projeto Aquífero Guarani, financiado pela OEA e pelo Banco Mundial.
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL PETROLÍFERO DE BACIAS SEDIMENTARES ESPECÍFICAS PARA EPE/MME (2006 – 2007): O projeto teve por objetivo avaliar o potencial petrolífero de bacias sedimentares de Campos, Santos, Pelotas, Paraná e Parecis.
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL MINERAL PARA SEQUESTRO DE CO2 NAS PROXIMIDADES DA REPLAN (2006 – 2006).
PROJETO DE REMEDIAÇÃO EM ÁREA CONTAMINADA POR QUEROSENE DE AVIAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PAULÍNIA/SP (2005 – 2008).
ESTUDOS GEOLÓGICOS DE SUBSUPERFÍCIE APLICADOS À PROSPECÇÃO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA EM ÁREA DE OCORRÊNCIA DO GRUPO BAURU (K), REGIÃO SUDOESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO (2005 – 2007): O projeto teve como principal objetivo realizar estudos hidrogeológicos de subsuperfície, aplicados à prospecção de água subterrânea, em área de ocorrência dos sedimentos do Grupo Bauru, na região sudoeste paulista, de modo a fornecer subsídios técnicos para gestão sustentável do sistema aquífero compreendido por esta unidade geológica.
CARACTERIZAÇÃO DE ÁREAS DE RECARGA E DESCARGA DO SISTEMA AQUÍFERO GUARANI (2005 – 2006)
INTERAÇÃO BIOSFERA-ATMOSFERA. FASE 2: CERRADOS E MUDANÇAS DE USO DA TERRA (2004 – 2009).
INTERPRETAÇÃO E MAPEAMENTO DOS SISTEMAS PETROLÍFEROS DA BACIA DE CAMPOS (2004 – 2006): O projeto teve como objetivo avaliar o potencial petrolífero da Bacia de Campos, através do estudo dos elementos básicos: rocha geradora, reservatório, selante e trapa; analisando os mecanismos que inter-relacionam estes elementos, com vistas a identificar potenciais plays e acumulações de óleo e gás. Trata-se de uma análise integrada de bacia sedimentar, onde estão sendo empregados conhecimentos e ferramentas de todas as áreas da geologia e da geofísica.
INFLUÊNCIA DE ZONAS DE CISALHAMENTO EM ROCHAS SEDIMENTARES NO ESCOAMENTO DE FLUIDOS, EXEMPLOS: BACIAS DE SERGIPE E TAUBATÉ (2003 – 2006).
INTERPRETAÇÃO E MAPEAMENTO DOS SISTEMAS PETROLÍFEROS DA BACIA DE SANTOS (2001 – 2003).
O PAPEL DA DIFUSÃO IÔNICA NA SALINIZAÇÃO DE RESERVATÓRIOS DE PETRÓLEO, EXEMPLOS: BACIAS DE SERGIPE E CAMPOS (2001 – 2003).
PROYECTO PARA LA PROTECCIÓN AMBIENTAL Y MANEJO SOSTENIBLE DEL SISTEMA ACUÍFERO GUARANI: PROJETO VISANDO A PROTEÇÃO AMBIENTAL DO AQUÍFERO GUARANI (2000 – 2001).